terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Todos os anos passamos por situações, fatos que fazem história no Brasil ou no Mundo. E já se tornou rotina ao final de cada ano as famosas retrospectivas que nos relembram acontecimentos que muitas vezes parecem ter ocorrido a muito menos tempo do que imaginamos. Tudo isso porque nossa vida não para, talvez por isso, quanto mais velhos ficamos, mais rápido os anos passam.

E para fechar o ano deste blog, decidi também fazer uma retrospectiva, dos fatos mais importantes, na nossa visão, que merecem ser lembrados no finzinho deste ano. Ou por serem relevantes, ou pra realmente não serem esquecidos e os mesmos erros cometidos novamente.

JANEIRO

Foi um mês trágico para o ator Heath Ledger (28), que foi encontrado sem vida em seu apartamento em Nova York.
Segundo Médicos, a causa da morte foi uma overdose acidental de remédios. Ledger teve sua consagração na carreira interpretando o personagem Coringa do filme Batman - o Cavaleiro das Trevas, filme lançado após sua morte.
Recentemente Ledger foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante, e se fala em uma indicação póstuma ao Oscar, com grandes chances de vencer.


ABRIL

O reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, decide se afastar do cargo, após ser acusado de utilizar recurso da Universidade para decorar seu apartamento de luxo.
Segundo acusações foram gastos R$470 mil na decoração do apartamento, dinheiro da Finatec (Fundação de empreendimentos científicos e tecnológicos).
Provavelmente o reitor deve ter achado bem melhor para os estudantes da Universidade que comandava que estes recursos fossem gastos para seu bem estar, assim ele poderia trabalhar melhor.
Situação vergonhosa, e que abre a discussão de melhor fiscalização dos recursos das Universidades federais e estaduais, e de seus representantes.

AGOSTO

Olimpíadas de Pequim, aos que pensam que irei comentar o desempenho do Brasil nos jogos olímpicos de 2008, estão enganados. Vou fazer melhor que isso, vamos incentivar nossa federação a investir no esporte. Assim como fazem os americanos, pois é e foi graças a eles que conseguimos garantir uma de nossas medalhas de ouro, já que era em uma universidade dos Estados Unidos que treinava o nadador César Cielo. E foi nas piscinas americanas que surgiu o maior mito das Olimpíadas até hoje. O americano Michael Phelps, que conquistou 8 medalhas de ouro nos jogos de Pequim tornou-se o maior atleta olímpico da história, e somando as 6 medalhas de ouro conquistadas nos jogos de Atenas em 2004 ele conquistou o título de recordista olímpico de todos os tempos.
Com certeza o Brasil tem muito que aprender sobre investimento na área do esporte, e quais benefícios nosso país terá quando verdadeiramente se preocupar com nossos atletas.

DEZEMBRO

Na ciência a sonda espacial Cassini, indica que uma das luas de Saturno – Encélado pode ter água abaixo da sua superfície.
Isso foi constatado após a identificação de 4 jatos supersônicos de vapor d´agua dentro de 1 gêiser localizado no pólo sul do satélite.
Toda vez que se encontra possibilidade de haver água em outros planetas, vêm junto à especulação sobre vida fora da terra. E dessa vez não é diferente, uma sonda especial pode ser capaz de identificar se há vida em Encélado.
Mesmo com apenas 500 km de diâmetro e -200ºC, as pessoas continuam se perguntando se existirá vida extraterrestre?
Eu acho que seria bom que encontrássemos outros seres com inteligência no universo, quem sabe nós não conseguiríamos aprender sobre como preservar nosso planeta e fazer política de uma forma mais honesta e igualitária.


Esperamos que 2009 seja um ano de muitas realizações, em todas as áreas. Que nossos políticos sejam mais honestos e trabalhem mais pela população, a qual eles servem. Que a saúde e todos os outros males do povo sejam amenizados.
Que a paz reine, tanto no sentido das guerras, quanto no setor financeiro.
E que possamos continuar fazendo este trabalho com cada vez mais qualidade.

Estes são os votos da Equipe Descontraindo aos seus leitores!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Encontro com Caco Barcelos

Era noite do 30º prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, entre tantas pessoas importantes na luta dos direitos humanos, jornalistas conscientes do seu papel social para com a população, havia uma figura que sem sombra de dúvidas encantava os estudantes ali presentes.

À noite para ele foi especial com certeza, Caco Barcelos foi um dos cinco jornalistas escolhidos para receber o prêmio especial de direitos humanos oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao final do prêmio a maioria dos meus colegas já haviam conseguido suas entrevistas e discutiam eufóricos aquela experiência, quando me vi de frente com ele, um dos grandes jornalistas brasileiros.

Em meio ao nervosismo daquele encontro, encarei-o e fiz a pergunta que mais dominava meus pensamentos naqueles dias.
Como estudante de jornalismo, preocupo-me com a discussão sobre a obrigatoriedade do diploma universitário, então resolvi saber a opinião do Caco.

Gentilmente, Caco mostrou sua visão sobre o assunto. E como acontece em muitos casos comentou sobre colegas que não são formados, mas segundo ele, praticam um jornalismo brilhante, e demonstrou também sua preocupação que a ausência do diploma possa favorecer o mau empresário de jornalismo, diminuindo assim a qualidade da informação.

Após saciar minha curiosidade sobre um tema constantemente discutido entre jornalistas e estudantes nos últimos tempos, ingressei no assunto da noite, e ao perguntar sobre os avanços da luta pelos direitos humanos no Brasil Caco constatou o seguinte: "Têm muito pra trabalhar. Eu acho que as histórias de hoje são mais graves, muito mais graves, do que as histórias do passado, por exemplo", continuando Caco relembra o discurso feito ao receber o prêmio especial da ONU, "Em número, por exemplo, a coisa da execução extrajudicial, só em 1 ano, o BOPE lá e o pessoal da PM, matou 1.350 (mil trezentos e cinquenta), na ditadura inteira no Brasil, durante 24 anos matou 400 (quatrocentos). Isso significa 3 meses de ação da PM do Rio", e acrescenta, "Só pra ter idéia da dimensão do desafio que agente têm pela frente, pelo menos aqueles que estão preocupados com o valor da vida e dos direitos humanos".

Ao fim da entrevista Caco ainda fala sobre o que o mercado espera dos jovens estudantes de Jornalismo, "Eu espero que vocês cheguem no mercado, e sejam aliados , nesse papel, que é cumprir com um papel social, que venham rápido pro mercado que agente precisa de apoio, pra contar as histórias ai do país mais distante".

Além das declarações deste grande jornalista ainda pude contar com algumas surpresas, como o elogio do Senador Eduardo Suplicy aos alunos da Unicsul, incentivando nosso trabalho de aprender em campo. E da jornalista Adriana Araújo da Rede Record, desejando boa sorte para mim, que como ela teve como primeiro entrevistado Caco Barcelos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

30º Prêmio Vladimir Herzog


Pessoal, acabei de chegar do Prêmio Vladimir Herzog.


E estou aqui na verdade só pra dar uma prévia do quem vêm ai pro blog. Ana, Lidi, Nath e eu fizemos diversas entrevistas, algumas para a TV UNICSUL, do canal Universitário.


Os vídeos assim que tivermos disponíveis vamos postar aqui. Mas também tiveram entrevistas gravadas.


Bom vamos a prévia não é. Os entrevistados das meninas eu ainda não tenho todos os nomes, mas seguem os meus: Caco Barcelos, Heródoto Barbeiro, André Deak e Carlos Dorneles.


Exceto o Heródoto, todos os demais são ganhadores em alguma categoria do Prêmio Vladimir Herzog.


Portanto ainda esta semana devemos ter algumas das entrevistas e também fotos.


Até logo!

sábado, 25 de outubro de 2008

Sentido Inverso


O sentimento contrário.

Quais serão as emoções, reflexões e o que irá despertar em cada, óbvio, é um sentimento particular.

Mais do que romantismo, ele promove o pensamento individual, é egoísmo pensar em você mesmo, e sem se preocupar com o que os outros irão dizer?

Sem prender-se a rótulos, sem machuquar-se para poupar.

Há quanto tempo você não tem um encontro intimo, consigo mesmo?

A solidão pode ser reveladora. Mas não precisa ser eterno, como o Marinheiro do poema FARÓIS por Acácio Brindo.

A névoa, o farol, toda a tristeza que o mar pode causar em um homem, e toda a felicidade da volta.

Ser você, sem porque, sem explicações esdrúxulas, faz você descobrir a sua essência. Do que cada um de nós somos feitos?

De amores como AS CORES DA COR, "onde meu olhos são chagas abertas por onde tu sangras.", ou talvez sejamos feitos das dúvidas, da eterna necessidade de aceitação do outro, "dar-me-ia a honra de escrever em meus contos, de sussurrar ao vento, De enxugar as lágrimas que estou a derramar?".

Pois hora, a honra é toda sua, seus desejos, seus anseios, por quanto tempo ainda irá se dedicar ao outro e esquecer-se de ti?

O sentimento inverso permite-se doar a si mesmo, o quê há tanto suplica ao outro, que possa fazer por ele.

Pedindo há alguém para que você o faça feliz.

E continua a pergunta, você já se fez feliz hoje?

Ou você sente muito mais que "o rio de minha vida desafia a gravidade, corre para trás".

Posso, aqui, fazê-lo parece um livro de auto-ajuda, mas SENTIDO INVERSO - ANTOLOGIA DE POEMAS reúne o melhor de 95 autores.
FUGA
Rosa Maria Martinelli

Às vezes sou uma desordem sem portas,
Não tenho por onde fugir de mim,
Outras vezes sou somente portas,
E nem sei se devo procurar o fim.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Exploração da mídia.


Mais uma madrugada pensante, se não fosse o ócio diurno, este seria um estilo de vida facilmente adotado por mim.

Hoje tentei em vão começar um podcast neste blog.

Isto porque o primeiro arquivo de áudio que eu gostaria de postar é o programa de rádio do semestre passado, tantas vezes prometi de posta-lo aqui, e hoje finalmente aprendi a fazer isto, passei um bom tempo lendo tutoriais e quando encontrei um site para hospedar o arquivo descobri que ele é muito grande, e amanhã deve levar um dia inteiro para fazer o upload.

Depois disso parei para ler o jornal do dia, e ver uns sites, e então me deparei com uma matéria sobre a noticia antecipada que a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes passou para a imprensa, a de que Eloá Cristina (15), refém por quatro dias do namorado em seu próprio apartamento junto com a amiga Nayara (15).

O caso das adolescentes, claro é muito comovente, mas há algum tempo tenho discutido com minhas colegas, colaboradoras desse mesmo blog, sobre a exploração da mídia sobre casos de comoção pública.

Eu cheguei até a elogiar a Rede Globo, que para mim estava tratando o assunto com respeito e na medida certa.

Isso até ter passado a invasão e as meninas serem internadas, depois disso criou-se, como outras emissoras já vinham fazendo desde o início do caso, uma grande novela, onde se expõem depoimentos de parentes e amigos de ambas as partes.

E tudo isso para que exatamente?

Infelizmente o sequestro já aconteceu, e já terminou de forma trágica, que acredito ninguém desejou que acontecesse.

Agora os meios de comunicação não deveriam se preocupar em cobrir apenas as resoluções do caso?

Se o rapaz, Lindemberg (22), era um bom rapaz, infelizmente não fará mais diferença, pois a tragédia já aconteceu.

Então por que a imprensa está explorando exaustivamente o caso?

De que forma isto poderá ajudar as autoridades a tomarem qualquer decisão?

A imprensa brasileira precisa rever conceitos, ou o objetivo de informar com qualidade poderá não ser totalmente alcançado, visto que se dá muita importância para um único caso, quando centenas de outros fatos importantes acontecem pelo país.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Fotojornalismo


A fotográfia é a arte de escrever com a luz.

Admiro a fotográfia, por transmitir com imagens, aquilo que tento, ás vezes inutilmente, imprimir em meus textos.
Então segue uma foto, que sinceramente, achei muito bonita.
Fez parte de um trabalho realizado no Pq. do Ibirapuera, no 1º semestre desse ano, e teve como objetivo tentar ajudar esses pobres estudantes de jornalismo a se familiarizar.
E como tudo têm um 1º passo, não pense que a faculdade liberou maravilhosas digitais de última geração.
Câmeras analógicas, isso sim, mas pra falar a verdade me apaixonei pelo oficio.
Espero que gostem, postando isso pra tentar dá uma levantada na criatividade, afinal de contas agora vou finalmente fazer a resenha do livro do meu colega Acácio Brindo.
Algo de útil tinha que sair nessas horas gastas na internet.
Depois que a Pofessora Cecília editar o texto, e tiver 100% posto aqui.
Beijos!!!




sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jornalistas Sem Diploma

A Regulamentação do jornalismo está provocando discussões entre diversos setores, pois uma das resoluções, é o projeto de lei do Deputado Celso Russomano, que visa a não exigência do diploma para o exercício da profissão. Segundo alguns parlamentares a exigência do diploma seria um atentado a liberdade de imprensa.

Para promover uma discussão sobre a regulamentação, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), agendou uma série de seis audiências públicas, destas apenas três aconteceram. Após a primeiro audiência, que aconteceu em Recife, os representantes patronais (empresários do setor de comunicação), reivindicaram sobre a discussão da exigência do diploma.

Segundo a MTE, o projeto de lei, está sob custódia do STF (Superior Tribunal Federal), portanto não cabe ao grupo de estudos criado para discutir a regulamentação da profissão ,debater o assunto.

Os representantes patronais se afastaram do grupo de estudos, após essa decisão foram feitas mais duas audiências, em Porto Alegre e no último dia 09 de Outubro em Brasília, agora o MTE informa que serão suspensas os próximos 3 encontros, para que haja um acordo e que os empresários voltem a participar da discussão.

São Paulo receberia a audiência, fechando o ciclo, no dia 29 de Outubro. Segundo o Presidente da Fenaj Sérgio Murillo de Andrade, espera-se que temporariamente suspensas, não signifique canceladas.

Em pesquisa realizada pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), foram ouvidos 2 mil pessoas e 74,3% dos entrevistados em território nacional apoiam a obrigatoriedade do diploma do jornalista, e 13,9% acreditam que não há necessidade da formação.

Mas qual a utilidade da regulamentação?

A formação é a garantia de profissionais bem preparados, que tenham conhecimento adequado para desenvolver a figura de agente mobilizador.

Neste espaço onde estudantes de jornalismo, desenvolvem seu aprendizado esta é uma discussão pertinente.

Não imagino de que forma pode-se garantir a qualidade da informação, da descrição dos fatos, do respeito a ética jornalística, senão com a exigência da formação superior para o profissional de jornalismo.

Então se você têm interesse pelo assunto, têm uma opinião formada, ou quer saber mais sobre essa polêmica, participe da campanha da Fenaj pelo site.

Fonte: Torves - FENAJ http://www.fenaj.org.br/

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A volta dos que nunca foram...

Quanto tempo longe disso aqui, gente que saudade de escrever pra esse projeto tão suado e tão mal cuidado por mim e pelas meninas... rsrsrs

Bom resumindo faltou tempo e motivação, nesse período longe do blog muitas coisas aconteceram. Depois das férias da faculdade voltamos com tudo né, 4º semestre é metade do caminho...

O que já fizemos, coletiva com Flávio Moreira, instrutor de Yoga e seguidor do D´rose. E agora nosso grupo ficou responsável por gravar uma matéria lá na escola dele, muito legal isso.

Teve também as discussões sobre filmes relacionados ao jornalismo. O nosso foi "Vlado - 30 anos depois", vale a pena assistir, apesar de um pouco difícil de ser encontrado.

Além do novo blog, esse é uma colaboração das turmas de 4º semestre do campus São Miguel com a turma de 4º semestre do Anália Franco, sim a nossa turma. E o projeto está super legal, todos trabalhando junto, discutindo pautas e dando sugestões. Minha próxima tarefa para o blog é fazer a resenha do livro de um de nosso colegas, Acácio Brindo, "Sentido Inverso - Antologia de Poemas", e já fica como dica pra vocês, mas olha a minha responsabilidade hein. E para toda a turma no fim deste mês iremos fazer a cobertura do prêmio Vladimir Herzog.

Estamos trabalhando bastante o período da Ditadura Militar este semestre e tenho certeza que virão grandes coisas por aí.

Logo mais alguns textos escritos nas minhas intermináveis madrugadas.

Obrigada galera que visita o blog, e façam seus comentários!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mais um filho!

É isso aí pessoal, mais um filho descontraído.
Ontem finalizamos de verdade o programa de rádio, inclusive estou ouvindo ele agora e está muito bom.
Todas as entrevistas tanto no ônibus quanto com a Nat.
Gostaríamos de agradecer a todos que ajudaram nesse projeto.
Aos professores Brunos Tavares e Azevedo, a Rosinha (que nos aguentou vários dias no lab. de rádio).
A Natalie, que foi o máximo na entrevista.
Não percam logo logo o programa estará dísponível aqui no blog.

E o próximo filho comunicação comunitária ... AGUARDEM!!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Olá!

Eu existo!

Já tava na hora de escrever aqui, só a foto não ia adiantar....rsrs..

Falar sobre homossexualismo hoje já não é tão complicado como antes, mas muitas questões ainda precisam ser discutidas. O casamento entre gays, por exemplo.
Mesmo com milhões de pessoas na Parada GLBT, a desinformação sobre esse tema é grande.
Em nosso trabalho de rádio ficamos por dentro do assunto, quando fizemos uma entrevista com Nat, que assinou a união civil esse ano.
A união não é um casamento propriamente dito, é apenas um documento que comprova que você está com a pessoa e, no caso de separação, os bens em comum são divididos. Se um dos dois morrer, ( bem velhinhos) a ( o) companheira (o) fica com os bens pra garantir sua velhice, né gente?
Nada mais justo.
O interessante é que esse assunto só é discutido no "meio gay", por que será?? Não existe preconceito contra ninguém no Brasil....
Sim, sou ingênua mesmo... tudo bem.
No site dykerama.uol.com.br a Nat escreve um blog. Dá pra se informar melhor sobre o tema.

B. m. l.







sexta-feira, 9 de maio de 2008

VOTO CONSCIENTE

Ah, como prometido aqui está nosso projeto de mídia radical para comunicação comunitária.
A idéia do projeto é mesmo como um informativo dando dicas e incentivando aos estudantes á pesquisar, ir realmente atrás do currílo do seu possível candidato.
Dá uma olhada.
Agora sobre o rádio semana que vêm começam as gravações, tanto das entrevistas, vinhetas e na quinta dia 15/5/8 já estaremos em estúdio.



NÃO ESQUEÇA, QUEREMOS SUA OPINIÃO ENTÃO APROVEITE E COMENTE!

sábado, 3 de maio de 2008

DESEMPACOU...

Olá,
Depois de algum (muito) tempo sem postar nada volto a este espaço para dar-lhes a explicação do sumiço.
Bom nós integrantes do grupo descontraindo tivemos um bloqueio criativo, e dos sérios viu.
Após diversas tentativas em desenvolvermos os temas da pauta finalmente chegamos a um concenso e definimos, iremos discurtir o desrespeito á lugares reservados em ônibus,metrô e etc. e também sobre o casamento gay.
Temas de interesses diversos não?
Bom vai ter também atrações musicais com ligação a respeito dos temas, mas o mais engraçado foi uma prévia (não autorizada pela Natália), de uma discussão sobre o casamento gay, prévia esta que logo disponibilizaremos para todos.
Bom já enviamos nossa lauda para o Prof. Bruno Tavares e estamos aguardando o feedback.
mas não se intimidam, queremos saber também a sua opinião sobre os temas discutidos ou se você tiver algumas outra sugestão será muito bem vinda.
Afinal tudo isso é pra aprender a entreter e informar melhor você.

Mas têm muito mais vindo por ai.
O grupo está desenvolvendo também um trabalho de Mídia Radical sobre o Voto Consciente, e um trabalho sobre mídia comunitária.
Projetos muito legais.

Logo espero também disponibilizar algumas fotos aúdio do Ato público ao qual presenciamos no TUCA (PUC), do jornal Brasil de Fato.
Fizemos entrevistas bem legais com grandes nomes da luta politica esquerdista.

Muito Obrigada pela paciência, e continuem acessando!

sábado, 29 de março de 2008

Grandes Gênios também discutem

São tantos trabalhos da faculdade e dia-a-dia que acabamos adiando certas coisas
E uma delas é o desenvolvimento do nosso programa de rádio...
Mas não se preocupem... nos lembramos dele todos os dias...rsrsr...só não chegamos a uma conclusão ainda...rsrsr... afinal ´´grandes gênios também discutem``...rsrsr

Mas já esta certo, terça-feira, nos reuniremos para selecionar músicas, assuntos pertinentes, roteiro e muito mais...eu espero...rsrsr...E em breve saberão o que lhes aguardam...

Ps:E com o tempo e a experiência iremos aprender a identificando nossas prioridades, afinal, somos principiantes e aprendizes ... É chato, mas quer saber adoro tudo isso, pois a cada aula aprendo que saber nunca é de mais, será se seremos eternos aprendizes... Oh acho que estou até filosofando...

Até a próxima...

domingo, 16 de março de 2008

Opa... Espera ai... Farpas ?

Em alguns momentos opiniões diferentes geram conflitos de idéias.

O que não significa que “soltemos farpas”...rsrsr....Simplesmente tentamos impor idéias que não são bem aceitas.

O que é perfeitamente normal quando se têm cinco personalidades diferentes.

1.Ternura: meiguice, delicadeza, afeto
2.Calma: Serenidade, tranqüilidade
3.Objetividade: Real, concreto
4.Preponderância (preponderar): predominar, prevalecer, sobrepujar
5.Ponderada: Refletir maduramente sobre; pensar os prós e os contra; observar


Por isso as “briguinhas” estarão sempre presentes...mas é claro a reconciliação vira junto com a Descontração

Acho que essas são palavras que definem bem o papel de cada uma de nós.

Ana Paula, Dayse, Lidiana, Natalia e Vânia ...

São nomes que não têm suas definições em dicionários, mas que com certeza terão grandes significados, seja no rádio, TV, jornal, blogs.




Apresento a vocês ...
"Descontraindo"

sábado, 15 de março de 2008

Revolução dupla

Bom, a Dayse já explicou como surgiu o blog... só esqueceu de dizer que a maior parte das “farpas” foram lançadas por ela e pela Lidi porque eu sou uma das menos esquentadas do grupo.. (risos).
Fazer uma revolução misturando blog e rádio tem duas definições, a primeira, como já explicado, é lançar o blog antes do surgimento do programa, pra que todo mundo acompanhe o processo. A segunda é fazer do “Descontraindo” um programa onde cada uma emite sua opinião sobre determinados assuntos, sem censura e com muito bom humor, exatamente como fazemos quando escrevemos em um blog, com a diferença de que nossas opiniões serão ouvidas e não apenas lidas. Já pensou em cinco mulheres diferentes conversando? Será que mais farpas voarão? Quem sabe...
Pra começar a mostrar o processo, vai aí a sinopse do nosso programa...


“O que acontece quando cinco mulheres completamente diferentes se reúnem pra conversar?
Não, não é o banheiro de uma balada, mas pode ser tão divertido quanto.
Imagine como seria a invasão dos blogs no rádio. Essa é a idéia do “Descontraindo”, um programa onde cinco estudantes de jornalismo discutem assuntos do dia-a-dia misturando música e muito bom humor.Afinal, quem disse que jornalismo tem que ser chato como o banheiro dos homens?”

Inicio...

Poís é, tudo começa pelo começo então vamos nessa.
Não querendo ser redundante estive pensando realmente de que forma poderíamos começar esta revolução na internet.
Sim, sim poís este blog é a revolução na internet.
Surgiu em uma conversa (pouco amistosa) discutindo o trabalho de Rádio na faculdade e depois de algumas farpas e muitas risadas decidimos fazer o caminho inverso.
Provavelmente a maioria dos programas de rádio agregarão o universo de facilidades do blog ao seus trabalhos, então hoje o blog entrará no rádio.
Mas não de forma convencional, o projeto envolve o desenvolvimento e divulgação do programa Descontraindo. Críado pelas estudantes de Jornalísmo do 3º semestre da Unicsul.
Neste espaço vocês encontrarão principalmente as etapas de criação do programa como; roteiro, gravação, edição e publicação.
E também nossas discussões e nós gostamos disso.
Nossa missão, colocar em pauta assuntos necessários para toda população mas abordá-los de forma diferente.
Poís quem disse que o jornalismo têm que ser sério?

Aguarde-nos, logo mais teremos a discussão do roteiro e vocês poderão conhercer melhor essas cinco meninas buscando inovação com inteligência.

Faça parte do nosso trabalho, envie sugestões de pauta para o programa ou sua opinião sobre os assuntos abordados.
Nosso e-mail: jo_descontraindo@hotmail.com