sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jornalistas Sem Diploma

A Regulamentação do jornalismo está provocando discussões entre diversos setores, pois uma das resoluções, é o projeto de lei do Deputado Celso Russomano, que visa a não exigência do diploma para o exercício da profissão. Segundo alguns parlamentares a exigência do diploma seria um atentado a liberdade de imprensa.

Para promover uma discussão sobre a regulamentação, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), agendou uma série de seis audiências públicas, destas apenas três aconteceram. Após a primeiro audiência, que aconteceu em Recife, os representantes patronais (empresários do setor de comunicação), reivindicaram sobre a discussão da exigência do diploma.

Segundo a MTE, o projeto de lei, está sob custódia do STF (Superior Tribunal Federal), portanto não cabe ao grupo de estudos criado para discutir a regulamentação da profissão ,debater o assunto.

Os representantes patronais se afastaram do grupo de estudos, após essa decisão foram feitas mais duas audiências, em Porto Alegre e no último dia 09 de Outubro em Brasília, agora o MTE informa que serão suspensas os próximos 3 encontros, para que haja um acordo e que os empresários voltem a participar da discussão.

São Paulo receberia a audiência, fechando o ciclo, no dia 29 de Outubro. Segundo o Presidente da Fenaj Sérgio Murillo de Andrade, espera-se que temporariamente suspensas, não signifique canceladas.

Em pesquisa realizada pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), foram ouvidos 2 mil pessoas e 74,3% dos entrevistados em território nacional apoiam a obrigatoriedade do diploma do jornalista, e 13,9% acreditam que não há necessidade da formação.

Mas qual a utilidade da regulamentação?

A formação é a garantia de profissionais bem preparados, que tenham conhecimento adequado para desenvolver a figura de agente mobilizador.

Neste espaço onde estudantes de jornalismo, desenvolvem seu aprendizado esta é uma discussão pertinente.

Não imagino de que forma pode-se garantir a qualidade da informação, da descrição dos fatos, do respeito a ética jornalística, senão com a exigência da formação superior para o profissional de jornalismo.

Então se você têm interesse pelo assunto, têm uma opinião formada, ou quer saber mais sobre essa polêmica, participe da campanha da Fenaj pelo site.

Fonte: Torves - FENAJ http://www.fenaj.org.br/

Nenhum comentário: