terça-feira, 21 de outubro de 2008

Exploração da mídia.


Mais uma madrugada pensante, se não fosse o ócio diurno, este seria um estilo de vida facilmente adotado por mim.

Hoje tentei em vão começar um podcast neste blog.

Isto porque o primeiro arquivo de áudio que eu gostaria de postar é o programa de rádio do semestre passado, tantas vezes prometi de posta-lo aqui, e hoje finalmente aprendi a fazer isto, passei um bom tempo lendo tutoriais e quando encontrei um site para hospedar o arquivo descobri que ele é muito grande, e amanhã deve levar um dia inteiro para fazer o upload.

Depois disso parei para ler o jornal do dia, e ver uns sites, e então me deparei com uma matéria sobre a noticia antecipada que a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes passou para a imprensa, a de que Eloá Cristina (15), refém por quatro dias do namorado em seu próprio apartamento junto com a amiga Nayara (15).

O caso das adolescentes, claro é muito comovente, mas há algum tempo tenho discutido com minhas colegas, colaboradoras desse mesmo blog, sobre a exploração da mídia sobre casos de comoção pública.

Eu cheguei até a elogiar a Rede Globo, que para mim estava tratando o assunto com respeito e na medida certa.

Isso até ter passado a invasão e as meninas serem internadas, depois disso criou-se, como outras emissoras já vinham fazendo desde o início do caso, uma grande novela, onde se expõem depoimentos de parentes e amigos de ambas as partes.

E tudo isso para que exatamente?

Infelizmente o sequestro já aconteceu, e já terminou de forma trágica, que acredito ninguém desejou que acontecesse.

Agora os meios de comunicação não deveriam se preocupar em cobrir apenas as resoluções do caso?

Se o rapaz, Lindemberg (22), era um bom rapaz, infelizmente não fará mais diferença, pois a tragédia já aconteceu.

Então por que a imprensa está explorando exaustivamente o caso?

De que forma isto poderá ajudar as autoridades a tomarem qualquer decisão?

A imprensa brasileira precisa rever conceitos, ou o objetivo de informar com qualidade poderá não ser totalmente alcançado, visto que se dá muita importância para um único caso, quando centenas de outros fatos importantes acontecem pelo país.