terça-feira, 24 de março de 2009

Twitter. O quê? Por quê? Como?

Não existe mais público e privado, e como cantou Anitelli "o tudo é uma coisa só".
Sempre quando se pensa que nada mais poderá acontecer, vêm algo e mostra o quanto estamos errados.

Caros blogueiros, quem ai usa o twitter?
Quem se arrisca a dizer qual a verdadeira grandeza dessa ferramenta?

Quando comecei a usar essa nova rede social, que virou febre mundial, me perguntei afinal para que servia aquilo.

Não sou, pelo menos por enquanto, nenhuma viciada no twitter. Tenho 16 seguidores, e sigo apenas 20 pessoas.

Na maioria amigos, ou gente interessante que tem o que dizer. O legal da novidade é a instantaneidade, você têm 140 caracteres pra dizer o que pensa. Já marquei bar com minhas amigas, já descobri materiais sobre comunicação interessantes e também já falei muita bobagem naquele espaço que parece terra de ninguém.

Diferente do orkut ou do msn, qualquer um pode te seguir, e não é preciso pedir autorização. Também não existem cadeados para que ninguém indesejável, veja o que você postou. É uma invasão autorizada.

No todo o twitter é legal, mas vejo mais sentido no seu uso principal, ou que deveria ser, pelo celular. Era assim que seus criadores, Jack Dorsey, Biz Stone e Eva Willians, imaginavam o serviço. A popularização da ferramenta na internet foi um acidente.

Hoje o twitter tem 6 milhões de usuários, no Brasil eles são na maioria, jovens na média dos 31 anos, profissionais de comunicação e tecnologia. Apesar da popularidade do serviço ele ainda não gera nenhum lucro para seus criadores, e eles confessam não saber como fazer isso.

Abaixo lista dos meus twitteiros favoritos.

André Deak - Jornalista
Beth Saad - Professora do Curso de Mestrado da USP de Ciências da Comunicação
Marcelo Tas - Jornalista
Rafinha Bastos - Humorista
Uma dica aos estudantes de jornalismo de São Paulo.

A Oboré abriu inscrições para o Projeto Repórter do Futuro, indico á todos que se interessarem em discutir o tem Amazônia, já tive oportunidade de participar do projeto Repórter do Futuro, em uma configuração diferente da atual, mas vale a pena.

Atenção inscrições somente até dia 27 de março. Acesse aqui.

Fonte: Revista Época, ed. 15 de março de 2009

5 comentários:

Roberto Facoro disse...

Pra ser sincero não conheço a fundo essa ferramente de comunicação. Prometo que vou pesquisar melhor sobre o twitter. Mas pelo que eu entendi é algo que deve ser usado com pessoas de extrema confiança, já que dá acesso a quem quiser, e deve-se tomar muito cuidado no que se posta.

Felicidades.

Jonathan Flexa disse...

Não sabia da existencia do twitter.
Se é terra de ninguém, prefiro ficar de fora.

Só Felicidade disse...

Eu faço aprte e acho muito interessante, pois me comunico com pessoas que tem minha mesma filosofia que gosta de comunicação, de empreendedorismo etc...
se puder:http://tudoumpouco2009.blogspot.com

Natália disse...

Olha... fiz o twitter há pouco tempo e tenho aprovado esse novo método de comunicação, diria até que é um desabafo. Afinal, se você está de saco cheio no serviço e não pode xingar ninguém por perto, você posta algo no twitter! rs...

Saudações!

Igor Reis disse...

para nós comunicadores toda novidade digital é interessante , não tenho um twitter, mas conheço como funciona por abusar da vontade do meu irmão e mecher no dele.é bastante descontraido e mais apronfundado do que qualquer outro site de relacionamentos na web , o unico negativo é o fato de todo mundo poder bisbilhotar sua vida(aí entra os diversos cuidados que se deve tomar com as publicações). os seus posts estão de parabéns!!se puderes ler o meu http://coexistindo.blogspot.com/2009_04_01_archive.html é um blog novo e inexperiente!! bjo