sexta-feira, 26 de junho de 2009

Diploma X Liberdade de Expressão


Dizem os ministros que votaram a favor da não obrigatoriedade do diploma, que esta exigência fere a constituição brasileira quando se refere a liberdade de expressão de todo e qualquer cidadão.

Alguns jornalistas e estudantes a favor da decisão do supremo, defendem ainda o jornalismo romântico, com a máxima de que jornalismo de verdade só se aprende nas redações.

E eu que pensava ser uma estudante utópica.

Primeiro, deve haver muito cuidado ao se falar que a exigência do diploma fere o direito a liberdade de expressão, a obrigatoriedade do diploma serve mais como um salva-guarda para os profissionais de jornalismo. Não, eu não compartilho do medo de alguns de que sem o diploma qualquer um seria jornalista, é claro que em alguns lugares se você se interessa pela profissão e tem um bom texto pode ser que você consiga uma vaga, mas quais serão as condições dessa vaga? Um salário abaixo do piso imposto pelo sindicato, e é claro que um jornalista graduado não iria aceitar.

Sobre a questão romântica de que jornalismo se aprende nas redações, vamos lá, pessoal não vivemos mais nos anos 50, época em que existiam pessoas com ideais, ética e moral, essa era a essência dos jornalistas graduados nas redações, dos repórteres que adquiriram suas experiências nas ruas.

Hoje isso não é mais possível, vide as intermináveis discussões nos bancos das faculdades, do porquê não existem hoje movimentos sociais fortes como os “caras pintadas”, o fato é que a faculdade ajuda sim a criar nos aspirantes a jornalista senso crítico, uma visão de mundo mais ampla e cultura.

Portanto, as justificativas do Ministro Gilmar Mendes para a revogação da obrigatoriedade do diploma são infundadas, ainda mais ditas nos tempos de hoje, com internet, orkut, blogs, microblogs onde qualquer um, pode dizer qualquer coisa, a qualquer hora, basta ter um computador, então por quê essas pessoas procurariam trabalhar em veículos de comunicação? O diploma têm a única função de proteção de uma classe trabalhista.

3 comentários:

priscila disse...

em qualquer lugar que uma pessoas vai, exigem diploma. tirar o diploma é mais do que tolice da parte dessa autoridades.

Thiago Capodeferro disse...

Dayse, muito bom seu texto abordando essa decisão lamentável do STF. Concordo com você quando diz que a faculdade ajuda a despertar o senso crítico nas pessoas, bati nessa tecla no texto que fiz a respeito também. Mas o mais grave, é que essa decisão encoraja qualquer um a se meter a formar opinião, mesmo que não esteja preparado para tal. E olha que já temos muitos exemplos lamentáveis disso na imprensa hoje em dia.

Parabéns pelo blog!

Projetos Web disse...

Olá Dayse,

Vale ressalta que estamos no Brasil. Esse método funciona muito bem na Europa aonde a verdadeira democracia predomina.

Não sou jornalista porém vejo que essa decisão pode abrir portas e ao mesmo tempo abrir margem para tradicional falta de honestidade presente no Brasil.